Clube do Livro: Vaclav & Lena

     Eu sei que disse que o livro dessa mês seria "O Magico de OZ" mas quando vi Vaclav & Lena simplesmente não resisti e precisava ler esse livro. E como na minha opinião a capa dele também é linda... acabei trocando a leitura do mês de Fevereiro. O livro é super lindo e muito subestimado, porque quase ninguém conhece ele e a historia é fofa, e a Haley Tanner escreve muito bem!!

     Vaclav & Lena foi publicado pela Editora Intrínseca, e eu adorei a edição deles, principalmente pela capa que é linda () e o livro é muito fácil de ler porque as paginas são amareladas, a fonte e as margens são ótimas.

     A historia se passa nos EUA mas especificamente no Brooklyn, na parte que a maioria dos imigrantes russos mora, sim nossos protagonistas são filhos de russos que vieram pra cá quando o comunismo lá entrou em crise. Vaclac é filho de Rásia uma enfermeira que faz de tupo por seu filho e Oleg motorista de táxi que só bebe quando chega em casa. Já Lena mora com a sua tia Ekaterina em uma casa que tem mais lixo do que coisas limpas e a tia nunca esta em casa porque trabalha na "vida noturna".

     Vaclav e Lena se conhecem com 6 anos, a amizade deles começa depois que a tia de Lena a deixa na casa de Rásia pela primeira vez, e eles vão juntos para Coney Island, e por não terem altura pra nenhum dos brinquedos acabam entrando em um show de mágica. Vaclav que sempre foi apaixonado mágica e seus ídolos são Harry Houdini e David Copperfield se vê fascinado pelo show e querendo fazer seu próprio numero lá, e Lena se encanta pela assistente do mágico, linda com seu bikini dourado. A partir desse dia os dois começam a planejar e praticar vários números de magica fazendo milhares de listas a serem cumpridas. Porém tudo muda no dia que Lena fica doente e não vai pra escola, tudo muda porque ela some, desaparece do mundo e deixa Vaclav com o coração partido.


     Porem não se engane achando que o livro só é focado nos protagonistas, isso foi uma coisa que gostei muito, porque Haley consegue descrever como todos são afetados com o sumiço de Lena, inclusive como isso abala a mãe de Vaclav que gostava dela como uma filha, e porque Ekaterina tratava a sobrinha desse jeito negligente, o livro não tem nenhuma ponta solta e te faz realmente entender cada personagem e o porque eles são do jeito que são.

     O livro é muito bem escrito, e realmente me surpreendeu porque apesar de ter lido a orelha do livro a principio me tinha parecido que seria algo muito superficial e até mesmo infantil pelos protagonistas no começo serem crianças, mas não podia estar mais enganada, e confesso que me apaixonei por Vaclav porque o personagem é fofo e super cativante Haley não podia ter acertado mais nele, e apesar de não ter amado o final gostei muito do livro.



     Não vou contar muito mais do livro porque já dei spoilers suficiente, o que mais gostei dele também é que a escritora trata com muita delicadeza assuntos sérios, e algumas coisas do desfecho da historia foram muito surpreendentes pra mim porque apesar de ter imaginado algo do tipo não achei que fosse ser da forma Haley escreveu. Acho que todos deveriam ler então pretendo muito em breve fazer um sorteio dele aqui no Blog, fiquem de olho!!
 
Podem me adicionar no Skoob e no Goodreads, vou adorar ter vocês por lá!

_________________________________________________________________________________

Não conhece o Desafio Literário ainda? Eu conto sobre ele aqui.
Pro mês de março temos que ler um livro que "Filme ou Livro?" e eu escolhi o "O Guia dos Mochileiros das Galáxias " assisti ao filme a muito tempo atras e finalmente comprei trilogia de cinco para ler. *-*

3 comentários:

  1. Essa capa é muito bonita e também me chamou a atenção. Ainda não li o livro, mas tenho muita vontade. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou apaixonada por esse livro, e pela capa também!! Em breve vou fazer um sorteio dele aqui no blog, ai você pode participar e ler o livro também!

      Excluir
  2. Olá!

    Acabei de terminar a leitura deste livro e saí pela blogosfera afora para ler a opinião de outros blogueiros a respeito. Estou impressionada em como o livro é quase uma unanimidade. Atribuo isso ao fato de que Haley Tanner soube mesmo construir uma narrativa tocante de uma história de amor muito simples. Fiquei encantada com o jeito como ela se utiliza de metáforas durante a história e, assim como você bem colocou, de uma delicadeza ímpar para tratar de assuntos tão sérios.

    Lindo blog ;) Voltarei mais vezes

    http://elasleram.blogspot.com.br/2014/07/vaclav-e-lena-haley-tanner.html

    ResponderExcluir