Comprando o domínio pro Blog

     Como eu falei nesse post, o domínio aqui do blog agora é .com, e como sei que muita gente tem duvida, ou quer saber como foi a sua experiencia, ou tem outras duvidas resolvi fazer esse post como um tutorial mostrando o passo-a-passo de como foi a minha experiencia.

     Eu pesquisei muito antes de comprar o domínio, e li vários tutorias também e o que mais me ajudou foi esse que a Dantas fez. A primeira coisa que você tem que saber é que domínio e hospedagem são coisas diferentes, domínio é simplesmente o endereço que você vai digitar para poder entrar no blog, ele pode ser: .com, .com.br, .org, enfim tem muitas opções e cada uma é um preço diferente, sendo preciso realizar o pagamento anual para a renovação do mesmo. Já a hospedagem é o serviço de armazenamento do site, ou seja é ela que faz as pessoas poderem acessar seu site, é a publicação dele.

     Se você assim como eu usa o blogger, ele oferece a hospedagem gratuita que é feita pelo Google, então você só terá que comprar só o domínio, agora se você usa o Wordpress ou alguma outra procure saber se também tem que comprar a hospedagem.

     Existem muitos sites que oferecem esses serviços (hospedagem e/ ou domínio) os mais conhecidos são Opticalhost, Uolhost, e Superdomínios. Eu fiz o do blog pelo Superdomínios e paguei R$ 22,99 pelo período de um ano, devendo ser renovado, e juntamente com o domínio o site de oferece 3 endereço de e-mail com @seusite.com no meu caso ficou: contato@desaparicoes.com.

     Agora vou falar como foi a minha experiencia e o passo-a-passo para a compra do domínio e a instalação do mesmo. Como uso o Blogger e só precisava comprar o domínio, eu escolhi realizar essa compra através do site Superdomínios, e lá funciona da seguinte forma:

     Quando você abre o site a primeira coisa que você tem que fazer é colocar o domínio que deseja comprar no campo "entre com o domínio desejado" e escolher qual final você quer (.com, .br, .net, .org, etc..) e clicar em pesquisar pra ver se ele esta disponível, se ele estiver o próximo passo é escolher por quanto tempo você quer o domino, tem a opção desde 1 até 10 anos, como eu vou viajar e estou juntando dinheiro resolvi fazer só por um ano e em fevereiro de 2015 terei que renovar.


      Depois de escolher o domínio e o tempo que você deseja contrata-lo é só clicar em "contratar agora", que vai abrir as configurações de domínio, nessa parte você vai marcar as duas opções de extras e NÃO VAI MUDAR NADA NA DE ENDEREÇO DNS, ai é só clicar em "atualizar pedido" e vai preencher com os seus dados e as suas opções de pagamento. Eu paguei em boleto bancário e em 24h eles já haviam recebido o pagamento e pude configurar o endereço.


     Uma vez que eles recebem o pagamento, o seu domínio já esta pronto para uso, mas você tem que configurar ele no site do Blogger e no site do Superdomínios, e o que eu mais gostei de comprar com eles é que eles tem um tutorial que te ensina exatamente como criar esse redirecionamento para o Blog, é só depois que seu domínio já tiver ativo você clicar nesse link e ver o passo-a-passo de como utilizar ele no Blogger.

     E como eles oferecem o e-mail tudo que você tem que fazer é cria-lo e para isso é só você entrar na área do cliente, ir em domínios, e meus domínios quando carregar a pagina clique em gerenciar domínio. Depois disso é só ir no menu adicionais e onde estiver o simbolo do e-mail clicar em "manage", ai vai carregar a pagina de gerencias e-mail e é só você ir na opção criar conta e escolher como você quer que seja o e-mail do Blog.





     Se quiser configurar ele no mail do iPhone é super fácil, é só ir na opção Ajustes, Mail Contatos e Calendários, Adicionar Conta, Outra, Adic. Conta do Mail, e preencher com o seu nome, e-mail que escolheu, e a senha.

     É isso gente, espero que vocês tenham conseguido entender direitinho e qualquer duvida é só perguntar nos comentários ou mandar um e-mail para contato@desaparicoes.com que eu respondo. Espero que esse post ajude a todo mundo que quer comprar domínio próprio pro Blog.

10 comentários:

  1. Eu fiz o meu pelo uolhost, inclusive tenho que renovar antes de junho, que foi a data aproximada em que comprei, ano passado. Só que aí meu blog e hospedado em outro servidor e por isso eu não posso criar nenhum e-mail vinculado ao domínio diretamente pelo uolhost, uma complicação danada ;/ Mas fora isso, tenho gostado do serviço :D Ah, por lá só tem direito a 1 e-mail por domínio e custa (ou custava, não sei) 19,90.
    Enfim, seu post vai ajudar muito as meninas que estão pensando em comprar domínios para seus blogs :D Beijos

    ResponderExcluir
  2. Bem interessante Carol !
    Também tou pesquisando bastante pra comprar o meu.

    Blog No Estilo Gisele

    ResponderExcluir
  3. Heey, gostei muito do post, eu tentei comprar um domínio pelo uolhost, mas fiz o pagamento com o cartão e como tavam demorando pra liberar o pagamento eu cancelei e agora fiquei com tudo parado D: , pq meu domínio ficou tipo "registrado" lá e preciso ver como faço pra cancelar ou emitir o pagamento de novo para boleto, que droga =/ , mas espero resolver isso em breve :3
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Que legal, adorei o tutorial.
    Também penso em fazer o meu...mas para frente.
    Beijos.
    Tamy | http://descoladavida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Anos atrás, quando tinha um blog com domínio próprio, hospedei pelo Pré-Lude. Na época era muito também. :)

    ResponderExcluir
  6. Um amigo teve que fazer pra mim na época, eu levaria um coro ! haha

    http://www.laizfonseca.com/

    ResponderExcluir
  7. Ah, que legal esse post! Sempre fiquei com dúvidas referente a como fazer esse troço e pensava que era bem mais complicado! Agora que sei, tentarei fazer logo :)
    Beijão!

    minhassingularidades.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Muuuuito legal essa dica!!!
    Não tem tantas, muito menos tão explicadinho como a sua e é um assunto super importante, principalmente pra quem quer ter um blog mais "profissional".
    Parabéns!!

    Beeeeeeeeeijos
    www.experteza.com

    ResponderExcluir
  9. Muito legal o post, eu não sabia muito sobre o "domínio" do blog. Achei interessante pois um dia pretendo mudar o meu para ".com". - FB

    Jacke Helen
    ☁ http://colecaodenuvens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Foi muito bom seu posta, tirou muitas duvidas é bom saber que você fez o deposito e ja liberaram, em breve vou tentar, bjs FB
    http://andreiaprazeresbordado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir