Deixemos a imaginação


     Eu tenho uma mania terrível ou não de ficar imaginando um milhão e meio de cenários na minha cabeça antes de dormir, seja de situações bobas sobre coisas que quero/posso vir a fazer no próximo dia, até as mais belas histórias de amor (todas inspiradas pelos mil filmes românticos que já assisti na vida).

     Pois bem, acontece que tem certas coisas que são tão melhores na nossa mente, já que nela podemos controlar todas as variantes e, chegar no tão esperado resultado final que almejamos, que ficamos extremante decepcionados com a realidade, algumas vezes a ponto de achar que nada de bom acontece ou virá a acontecer conosco, isso só porque algumas coisas na vida são inesperadas e não saem de acordo com o roteiro que imaginamos.

     Acredite quando digo isso, porque, sim é um saco quando colocamos muita expectativa em cima de algo e nos decepcionamos, eu lembro de um episódio quando estava no ensino médio e fazia parte de um grupo de teatro, eu e meu Best estávamos fazendo uma recriação da cena do tango que tem no filme mouling rouge (se você não sabe qual é, e não faz ideia do que estou falando vou deixar o link do vídeo aqui no final) nós ficamos dias e dias ensaiando a coreografia, eu que nunca dancei tango sabia os passos de trás pra frente, só que como não poderia ser só nós dois pedi para umas outras amigas dançarem também. No fim das contas no meio da apresentação ninguém lembrava os passos do bendito tango e começaram a improvisar, e eu que tinha passado dias aprendendo fiquei morrendo de raiva e decepção e, literalmente dei um show no meio da apresentação (lembrando que eu tinha 16 anos e não faço mais tantos escândalos assim, hahahah). Passada a decepção, fiquei me perguntando o que isso mudou na minha vida? Porque fiquei tão irritada por algo tão banal quando podia ter relaxado e curtido uma dança improvisada?

Eu escolho a realidade e você?
     Respondendo minhas próprias perguntas, não mudou nada, mas me ensinou a tentar viver menos as custas da minhas expectativas de realidade. Apesar de muitas vezes imaginarmos coisas impossíveis de realizar  (como eu ir para Londres e o príncipe se apaixonar por mim, algo que definitivamente só acontecera no meu sonho) também sonhamos e imaginamos como vai ser o nosso primeiro encontro com aquele vizinho, ou sobre como vai ser a nossa vida daqui a 5, 10, 15 anos... Não me leve a mal, não quero dizer que não devemos ter planos e objetivos de vida, mas devemos aprender a deixar a vida nos surpreender e, não nos prendermos nas nossas expectativas que muitas vezes podem ser mais baixas do que aquilo que a vida nos prepara.

        Acompanhe também no: ★ Facebook  Twitter ★ Instagram ★ YouTube ★ Bloglovin' 

Imagens retiradas do We Heart It e Acervo de Fotografia.

10 comentários:

  1. Eu achei que só eu desse a louca de ficar imaginando cenas na minha cabeça antes de dormir, hahaha. EU sempre fui muito sonhadora, muito romântica e sempre fiz muitos planos. Mas surpresa: a vida não é como a gente espera que ela seja, ela é melhor! Mesmo quando dá tudo errado e a gente se desmancha em choro, sempre vem algo que nos faz crescer e sorrir depois.
    Gostei desse post :)
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. "mas devemos aprender a deixar a vida nos surpreender e, não nos prendermos nas nossas expectativas que muitas vezes podem ser mais baixas do que aquilo que a vida nos prepara."

    É mesmo isso, Carolina! Melhor seria impossível. Sou o Tiago (o rapaz com todos os sonhos do mundo mas que durante muito tempo viveu de planos e projectos de vida furados!) e tenho um blog. Passa por lá, caso queiras, para conheceres os meus textos. Serás muito bem vinda!

    Cumprimentos de Portugal!

    http://abipolaridadedoescritor.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Cara, eu sou igualzinha! É comum eu me decepcionar com coisas ou pessoas justamente por colocar expectativas demais onde não devia. Mas, assim como você disse que aprendeu alguma coisa, acredito que é pra isso que temos essas decepções, porque elas nos ensinam onde colocar nossas expectativas, onde devemos nos preocupar menos e nos divertir mais, como foi o seu caso do tango. Porém eu continuo achando que sonhar é bom, na verdade, eu considero isso primordial. Mas na medida certa! Apesar de que eu também sou mestre em imaginar os mais absurdos cenários e apesar de parecer louca se eu contar, eu gosto das coisas que imagino e gosto de ser assim. Eu me sinto livre e acredito que se não fosse isso, eu teria deixado de fazer e viver muita coisa que já fiz e vivi até hoje. Acho importante sonhar, mas também concordo com a sua última frase, às vezes temos que abrir espaço para a vida nos surpreender, por isso, e concluindo, acho que o equilíbrio é o caminho certo, como qualquer coisa na vida. Nem expectativas demais, nem sonhos de menos.

    Beijos, Erika - MY SHEEP BOX

    ResponderExcluir
  5. Expectativas: sempre ferrando com nossa vida. Que inveja tenho eu dos que conseguem seguir aquele refrão pagodeiro (não que eu goste de pagode, mas qualquer brasileiro conhece este) do "Deixe a vida me levar... vida leva eu"! Ou, então, daqueles que mandam tão bem com o improviso... Ou ainda dos que parecem ter uma sorte do caramba e só precisam estalar os dedos para conseguirem o querem, enquanto ralamos em meio as ironias do cotidiano...

    Mas seu texto trás A Grande Lição: sonhar, mas preferir a realidade aos sonhos. Devaneios são para o intervalo, né? São para quando ainda não pegamos no sono, para quando estamos com os fones no ouvido observando a paisagem da janela do carro/ônibus ou pra quando estamos entretidos numa boa leitura. No enorme resto que sobra, vivemos. Rindo das coincidências, lidando com as surpresas, batalhando, realizando-nos a cada dia e ajudando o outros a se realizarem também.

    Beijos ♥ Jeito Único

    ResponderExcluir
  6. Também sou assim, gosto de ficar sonhando com o futuro, pensando no presente e me inspirando no passado. É o que eu sempre digo: Mentes sadias, são aquelas que nunca param. []

    http://toobege.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Quem não gosta de ficar sonhando com o mundo, ou quem não gosta de deixar a vida surpreender?!
    Shairane Mello FB
    http://estou-crescendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Muito bom, amei o texto e super concordo!

    ResponderExcluir
  9. Tenho aprendido muito sobre isso ultimamente. Eu sempre imagino demais, planejo demais, sempre estou a um passo na frente do meu próprio futuro e confesso que isso na maioria das vezes me frustra. Dizem mesmo que quem não espera demais, sempre tem com o que se surpreender, né?

    La Diabolique - Fan Page

    ResponderExcluir
  10. Eu tenho sérios problemas com isso. Sempre deixo as minhas expectativas irem muito além da realizade, e isso não é bom. Ja perdi a conta de quantas vezes eu tive uma decepção por não ter as coisas saindo do jeito que eu imaginei na minha cabeça. Mas eu aprendi muito com isso, e acho que hoje eu continuo mantendo as minhas expectativas, mas não me apego a elas como antigamente. Eu posso sonhar, mas sempre com o pé no chão.

    http://www.entreosmeusdramas.com.br/

    ResponderExcluir